domingo, 3 de junho de 2012

O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo

Ronaldinho era um menino que tinha uma característica muito comum nos dias de hoje: não gostava de arrumação, de limpeza, nem de colocar o lixo no lixo... Um dia, os pais do Ronaldinho viajaram e ele ficou sozinho em casa.

De dia, a empregada Xuxa ia fazer a limpeza e, à noite, a avó ia dormir lá e fazia todas as vontades do menino. Como ele não curtia essa coisa de guardar a roupa suja no cesto, o resto de comida no lixo e deixava a louça suja espalhada pelos quatro cantos da casa, além de brinquedos amontoados, o lixo foi acumulando, acumulando, até virar uma grande montanha que quase lhe sufocou. Era tanto lixo que ele teve que ser salvo pelos bombeiros.

De tudo saía do seu quarto e, no final da história, quando se buscava culpados para o que tinha acontecido, Ronaldinho, quase sem ar, fez a sua reflexão. Sim, a culpa era dele!!! E passou a cuidar de tudo direitinho e principalmente a fazer triagem seletiva do lixo no seu próprio quarto.

"O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo" é de uma das minhas escritoras infantis preferidas, a Ruth Rocha, e foi adotado pela escola do meu filho. Achei a história fantástica! Como aquela história mexe com eles, como eles se identificam com a necessidade de organizar suas coisinhas e também de ajudar em casa para manter cada coisa no seu canto!

Pois é, quem está querendo dar uma forcinha na organização diária da turma e e também na conscientização da coleta seletiva tem uma boa sugestão para um super pontapé com "O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo".

Ficha: "O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo"
Autora: Ruth Rocha
Ilustrações: Alcy Linares
Editora: Quinteto Editorial
 Páginas: 32

2 comentários: