terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mochilas nas costas

A vida dá muitas voltas. E, normalmente, ela dá tão rápido que não conseguimos acompanhar. Estamos na expectativa de passar seis meses fora do Brasil. E, junto, claro, com meus rapazes, que já estavam até matriculados na escola, mas agora serão cidadãos do mundo. 

Depois de uma correria para tirar passaporte, carteira de identidade, tomar vacina de febre amarela, entre outras inúmeras que não cabe citar neste momento, estou na fase de me preocupar como vai ser para eles morar em outro país de língua diferente, frio, longe da vovó, do vovô, dos primos, dos tios, dos amigos da escola....

Acho que vai ser difícil no início, como será para toda a família, mas tive pensando, incentivada pela experiência de outras pessoas, que o melhor lugar para eles é ao lado do seus pais, seja onde for, no Brasil, na China ou na França.

Para mim, então, será uma experiência materna diferente e muito enriquecedora. Isso porque estou acostumada a ter sempre uma "ajudante" em casa, não só para as tarefas domésticas como também em atividades com as crianças.  Vou até gravar um quadro do programa do Faustão.... o se vira nos 30.... porque eu acho que é exatamente assim que deve ser administrar a vida de três rapazes, sendo um deles adulto. Pois é, tá faltando alguém aí. E eu também, claro.

O fato é que acho que será a hora de todos, inclusive os pequenos, também ficarem bem mais independentes. Tenho consciência de que, muitas vezes, exagero nos cuidados com isso, com aquilo, enfim, não deixo a própria experiência dos acontecimentos lhes darem um pouco mais de independência. Me incluo neste grupo, com certeza, porque sempre procuramos muletas para nos apoiar, queremos resolver tudo da forma mais fácil, cômoda e rápida.

Por que não deixar as crianças tomarem banho, escolherem e vestirem a roupa, calçarem as meias e os sapatos sozinhas, mesmo os mais pequeninos? Confesso que na correria do dia queimo etapas. Nesta viagem, devo contar com a ajuda deles mesmos para ensiná-los a tomar conta um pouco da própria vida. Vai ser muito bom para mim e mais ainda para eles.