domingo, 24 de março de 2013

A aventura de viajar com crianças


Definitivamente não é fácil viajar com crianças. Além de ter morado fora do Brasil com a família toda e ter aprendido um pouco a se virar sem as facilidades e ajuda da família que temos por aqui e já ter feito pequenas, médias e grandes viagens de carro, trem, avião, ônibus com a turma toda, devo dizer que toda nova viagem é um aprendizado diferente.

Para tudo que se vai fazer, é preciso pensar neles.  Não pense que vai ser fácil visitar todos os pontos turísticos, apreciar atentamente aquele museu que você quer muito conhecer, entrar em todas as lojas que encontrar pela frente e experimentar todas as roupas do mundo e ainda finalizar com um café ou drink em clima de romance com o seu amor..... Vai ser quase impossível passar sem um "eu tô cansado", "quando é que a gente vai pro hotel?", "museu, de novo?", "não quero essa comida!"....

Em primeiro lugar, é preciso planejar com antecedência o que se vai fazer, equilibrando os interesses infantis e adultos, lembrando de filas, horários, acessos, etc. Lembro que quando estive em Florença, eu e meu marido queríamos muito ir aos inúmeros museus da cidade, mas não compramos bilhetes com antecedência e nos deparamos com filas em só TUDO! Pagamos mais caro para entrar sem fila. Dissemos para os meninos que aquela era cidade onde viveram Leonardo, Donatelo, Rafael e Michelângelo .... sim, que inspiraram as Tartarugas Ninjas.... Bom, o final é que eles esperaram encontrar as Tartarugas Ninjas em todo canto! Mas elas não apareciam nos museus!

Pois é, imaginem só! No entanto, não nos arrependemos de tê-los levado ao berço da Renascença. As lembranças ficam. E é justamente isso que devemos ter em mente: vai ser legal para as crianças, eles vão se divertir, vai render uma boa experiência?

Diante de tudo isso, eu listei algumas coisinhas que podem ajudar a viagem a ser mais tranquila e inesquecível!