terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Como é difícil lidar com sentimentos!

Lidar com os nossos próprio sentimentos não é fácil. Imagine para um pedacinho de gente que ainda está se descobrindo. Aqui em casa, tenho um rapaz que "sofre" e outro que se "enfurece". (Não estranhe as adjetivações, não se trata de situação pejorativa, mas de manifestações normais da personalidade....).

O meu mais velho tem uma tendência a supervalorizar pequenas situações como se fossem o fim do mundo, uma drama mexicano, com lágrimas, sofrimentos, lamentações e tudo mais.  Fica chateado e consegue expressar o que sente com palavras, o que é ótimo. Depois de um chororô, já está alegre novamente e volta tudo ao normal.


O mais novo fica enfurecido. Quer bater, jogar os objetos no chão, grita, esperneia, me chama de "chata, baixinha, gorducha".... Fica com tanta raiva que até cansa. Ele ainda não sabe lidar muito bem com a raiva (Ok, eu também, no alto dos meus 30, ainda não aprendi!). Não consegue se controlar. Bate no irmão, no amigo, chora de arrependimento. Quebra um brinquedo e depois quer voltar atrás.

Nas duas situações, tenho uma tendência a ser firme -- às vezes até demais -- mas isso tem gerado bons resultados. Repito o mantra: se está com raiva, chateado, triste, tem que conversar para resolver. Isso vale também na hora da briga.

O resultado, eu sei ,é lento, no entanto, progressivo. Hoje, tenho bem menos espetáculos de birra para administrar. Sempre que acontece uma situação em que algo que não foi legal aconteceu, conversamos antes de dormir. Eles reconhecem e prometem não repetir. Não que isso vá acontecer imediatamente, mas ele vai  lembrar, em outro momento, que aquilo que fez não foi legal nem para ele nem para ninguém.

Uma forte aliada que eu utilizava eram as "histórias de boca", que eu mesmo criava, envolvendo personagens com nomes diferentes, mas que passavam por situações parecidas. Mas eles já descobriram que os personagens eram eles.  Agora, por indicação da psicóloga da escola, encontrei uma coleção de livros que fala sobre os sentimentos. Aborda raiva, alegria, tristeza, medo de uma forma muito próxima da criança e com ilustrações representativas.

Sempre que a situação pede, recorro a eles na leitura antes de dormir. Enquanto um se identifica com as situações e comenta, numa forma de reflexão, o outro diz que não quer falar sobre o assunto, mas ouve atento, faz perguntas, só não fala de si mesmo.

O resultado após a leitura é bem interessante, por isso recomendo os livros para ajudar. Afinal,  não se trata de querer mudar a personalidade dos filhos, mas de ajudá-los a entender melhor o que acontece com o nosso corpo quando esses sentimentos nos invadem.



Coleção Sentimentos-Jane Bingham
Todo mundo sente raiva
Todo mundo sente tristeza
Todo mundo sente alegria
Todo mundo sente medo

Um comentário: